.
.
.
.................................
Aqui a poesia é amadora. A música e a fotografia, amadoras. Tudo dentro deste peito é amador.

.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Como o horizonte para os pássaros


E então eu me pergunto: Qual é a guerra? Existem pelo menos algumas centenas de chances que se levantam todos os dias com o amanhecer e sem que ninguém ouça, elas tramam um jeito de nos agarrar pelos olhos. Então eu simplesmente não vou mais chorar. Porque enquanto meus dedos acarariciam a terra ou as gotas de chuva formam cirandas sobre as poças, a vida acontece de forma milagrosa, todo-sempre. O orvalho continua sua prosa com as pétalas todas as manhãs. O velhinho despreocupado com seu cão mais apressado passeiam pela rua. A mãe divide a comida com os filhos. Vejam, na última página do jornal, numa imagem pequenina, um bombeiro oferece água ao filhote de urso salvo do incêndio! O time que perdeu. A chuva de estrelas cadentes. O filho que não volta para casa. Justificar é a guerra. Tudo o que alguém não pode ser ou deveria ter sido nos devora e enrouquece. Porque olhar nos olhos é o mais íntimo que podemos chegar de alguém e aconteça o que acontecer, já sabemos. Já fomos tocados. O silêncio é a gente. Só que maior. Eu só sei isso, só sinto isso. A vida é a chance. Encontrar um culpado quando o que mais queremos, mais que tudo no mundo é estar de mãos dadas, assistindo o céu da varanda, com todos os defeitos que possamos ter, é a guerra. Esse silêncio que somente parece dizer não, é a guerra. Porque pela madrugada, sozinhos, algo dentro da gente ainda parece pedir um abraço!



Imagem feita pelo fotógrafo Terje Sorgjerd em suas 170 horas sobre a montanha El Tiede na Espanha.




'Quando o dedo aponta para o céu,
o idiota olha para o dedo.'

do filme: o fabuloso destino de Amelie Poulain



14 comentários:

  1. Quando não for o silêncio estéril e infértil que nega e afasta e que engole o mundo, mas o silêncio da alma que conquistou o desapego pelas respostas e o desistir de todos os desejos ocos que lhe preenchem de vazio o coração; verá o Homem que a paz é a alternância da guerra, e vice-versa. O um, só existe e ganha sentido pelo outro. O silêncio é transcêndencia...

    ResponderExcluir
  2. Guilherme!

    Que bom que veio. É isto. O silêncio é alma. O silêncio é a gente. A gente cheio, a gente vazio. E este paradoxo reforça a poesia. E eu simplesmente não vou mais chorar pela guerra, por conta disto!


    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. 'amo todos os teus toques'

    bjão

    ResponderExcluir
  4. É fazer o coração sobreviver.

    ResponderExcluir
  5. Oi Zi

    Não sei se aqui esta cada vez mais bonito ou se você não para de crescer. Sei que é bom estar ao teu lado, inspirar teus ares de moça boa. Ter esperança em tudo por isso. Eu, só sei que depois que te reencontrei, coisas fabulosas me aconteceram. Esse mundo esta muito maluco a gente sempre conversa sobre isso não é? Então o segredo pode ser esse toque de vida que você faz com muita delicadeza, nos treinando a sentir.
    Boa pergunta, boa resposta.

    E a imagem, espetacular!

    Abraço de urso

    ResponderExcluir
  6. Você me fez lembrar a manhã de hoje quando perdi o sono e fui para a janela da frente. Lá estava o céu e suas sombras, o sol avermelhado se fazendo manhã, a vida e suas cores todas. Bom ser um espectador e saber acordar antes da hora. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  7. É no meu silêncio ouso sempre os pássaros a cada novo despertar,e quando chega o crepúsculo sempre aparece um para dizer que o dia esta indo e há o amanhã para recomeçar.
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. ...sem perdas nem ganhos, apenas...
    ...vidas, abraços & experiências acumuladas de mãos dadas...
    Bjão & Super Abraço Dn.Ziris!

    ResponderExcluir
  9. Gosto de pensar que algum dia encontrarei a saída do labirinto, mas nem sempre acredito. Douglas Adams, o mochileiro das galáxias, enquanto jantava num restaurante 2 anos luz no fim do universo falou de uma teoria.Que se descobríssemos exatamente para que serve o universo, ele desapareceria instantaneamente e seria substituído por algo ainda mais inexplicável.Segundo ele, há uma outra corrente afirmando que isso já aconteceu. Em sua obra prima, à prova de bomba atômica, uma raça de seres pandimensionais hiperinteligentes construiu um super computador chamado o Pensador Profundo para calcular de uma vez por todas a resposta fundamental da Vida, do Universo e de Tudo mais. E sabe qual foi? 42. Penso o mesmo sobre essas guerras. Algumas perguntas continuarão sem respostas, talvez porque não saibamos mesmo como formulá-las. Se eu descobrisse para que serve o universo, eu juro que o deixaria voltar em paz para casa, mas não sem antes dar-lhe uns três beliscões nas nádegas. Já estou farta de mendigar o reflexo da alegria nas vidraças.

    ResponderExcluir
  10. Um dia qualquer alguém me disse que temos momentos tristes, pois só assim saberíamos o verdadeiro valor dos felizes. Da mesma forma que há guerras, para que pessoas dêem valor a paz e assim por consequência dá o devido valor a liberdade, ao amor, a amizade sincera e etc.
    E continuo a me perguntar, o porquê ainda choro por emoção assim como fico sem reação diante de determinadas situações? Ou: porque me apaixono em 1 dia e demoro uma eternidade para esquecer alguém que fez tanto mal?

    Lutamos todos os dias, mas contra o mundo que conspira contra? Ou contra o inimigo que há em nós?
    Quanto tempo demorará para conhecer uma pessoa?
    Algum dia conseguirá serem previsíveis para si mesmos?

    ResponderExcluir
  11. "Encontrar um culpado quando o que mais queremos, mais que tudo no mundo é estar de mãos dadas, assistindo o céu da varanda, com todos os defeitos que possamos ter, é a guerra. Esse silêncio que somente parece dizer não, é a guerra. Porque pela madrugada, sozinhos, algo dentro da gente ainda parece pedir um abraço!"

    Aiii Ziii esse trecho em especial tocou tão fundo aqui dentro, no quentinho do peito. Estas tuas mãos recheadas de ternura sempre vão além do cotidiano, você decifra um silêncio e encaixa perfeitamente a vida num abraço fofo e macio. Te adoro tanto. Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Pipa!

    Quando for me enviar aquele livro pelo correio, enfia o Douglas no envelope, esse aí, o da mochila. Vou gostar de passar umas horas com ele, tem senso de humor. Este texto foi uma resposta a mim, sobre o que eu nem sei se perguntei. Coisa que fiquei pensando da vida. Será que o mistério de tudo não estaria nos passos? É, andar e ir se acostumando com a paisagem... Sabe, Hermana, peguei o vício de observar a lua nas costas dos sapos, dizem que é mal de fotógrafo, ainda não sei se é grave, mas se for, passarei uns dias fora...


    Um abraço entressonhado

    ResponderExcluir
  13. Ziris...
    tem sido um ano muito cheio de solidão pra mim. Não estou mais na varanda, fico presa atrás das grades da janela porque tenho vergonha dos meus olhos inchados e das marcas que a tristeza deixa no meu rosto.

    Sinto saudade, algum dia, quando minha energia se purificar, se Deus quiser!, quem sabe, serei capaz de suavidades.

    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  14. Max!

    Acabo de falar com a Pipa aqui em cima, sobre acostumar-se com a paisagem. Talvez seja isso. Talvez não haja segredo. Quem sabe se houver, é não pensar. Relaxar o passo, aproveitar o abraço... Sem precisar conhecer tanto e tão. Previsível é chato e há beleza até em sofrer por amor. Quem sabe...

    Ju! Você sempre delicada enfeitando meu espaço e meu abraço. Te adoro muito!

    Be! Sinto tanto por este vazio, esse frio... Se eu soubesse uma fórmula mágica te mandaria pelo vento. Mas digo que podes observar cantos jamais analisados com paixão, podes encontrar coisas fantásticas. Te beijo!


    Ziris


    Grande abraço!

    ResponderExcluir